quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Casamento é uma escola!


“Uma escola onde os dois se matriculam, para aprender a ser um e a ser o que nunca foram”.

Entramos nessa escola quando dizemos sim e fazemos os votos diante de Deus , de ambos homem e mulher e dos convidados. Entramos nesta escola para aprender a ser marido e esposa, quando entramos nela pensamos que sabemos muito, mas a cada semana de estudo (convivência), chegamos a conclusão que somos ignorantes neste assunto mais do que imaginamos. Desejamos estar vivendo a maturidade do amor conjugal, porém como todo crescimento é um processo de aprendizagem no qual nos submetemos dia após dia precisamos nos manter firmes a cada dia.
À quanto tempo você está matriculado nesta escola?
Qual têm sido suas notas como marido/esposa?
Que nota o seu cônjuge daria à você hoje?

O que é necessário para ser bem sucedido nesta escola:

1. "Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; Se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela" (Salmo 127:1).
Reconhecer que precisa de Deus o autor da família. Deus através da sua Palavra e do Espírito Santo irá nos ensinar qual o nosso papel e como desempenhá-lo. Ninguém que se casa pela primeira vez, casa sabendo tudo sobre marido, esposa, sexo, sexualidade, economia doméstica, relacionamento com a família de origem do outro, educação de filhos etc. Tudo é novo e tem que ser aprendido, por isso uma das chaves do sucesso no processo deaprendizagem é a humildade. Só aprende quem reconhece com humildade que não sabe e que precisa de Deus na construção dessa relação. O orgulho é o principal impedimento para que as pessoas não se libertem da ignorância. Toda pessoa que pensa que sabe tudo, ainda não sabe como convém saber. O caminho da humildade é o caminho do sucesso conjugal.

2-Estar aberto para aprender sempre, buscando conhecer e entender a vontade de Deus para cada um e para o seu próximo.
No casamento, um deve aprender com Deus e com o outro a ser mais organizado, limpo, paciente, amoroso, prestativo, generoso, educado, gentil, disciplinado, justo etc. Os casais que atingem um nível de qualidade de vida marcado pela significância, são aqueles que nunca param de aprender.


3- Fazer a lição de casa. Andar praticando o que Deus ensinou.
O segredo é estudar a Palavra para praticá-la, ler bons livros sobre relacionamento, ouvir e assistir palestras sobre assuntos que tenham a ver com família, conversar com quem sabe mais e tem maior experiência, principalmente pessoas cheias da Palavra.

4. Estudar mais sobre aqueles assuntos em que você tem maior dificuldade. Onde tiver tem maior dificuldade na escola isto é na relação a dois se esforce e invista nessa área que você precisa, para que não corra o risco ser reprovado no final do ano, e o prejuízo será grande.

Pare por um instante e responda para você mesmo: Qual é a sua maior dificuldade no seu casamento? Em que ponto você não está conseguindo ser aprovado pelo cônjuge? Faça uma auto avaliação, escreva isso em um papel e comece a investir nesta direção. As áreas de dificuldades pode ser comunicação, finanças, sexual, confiança, tempo, educação dos filhos etc. Quando damos uma pausa para fazer uma auto-avaliação e listamos os nossos pontos fracos, fica mais fácil trabalhar para melhorar. Não existe ninguém que possa afirma, não preciso melhorar em nada, todos nós, uns mais, outros menos, todos temos áreas que precisamos de tratamento, buscando a Palavra vamos com a ajuda de Deus alinhar as nossas vidas a sua vontade que é boa, agradável e perfeita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário