sexta-feira, 11 de junho de 2010

A queda e a redenção do homem. Parte 3.

Vamos continuar hoje o nosso estudo sobre a queda e a redenção do homem.

A PROMESSA DA REDENÇÃO
Em Gênesis 3:15 vemos a promessa maravilhosa que Deus fez ao homem depois da queda: “porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar”. Esta promessa, certamente são boas novas.
Em primeiro lugar devemos entender que esta mulher em Gênesis 3:15 certamente se refere a Eva, mas é importante percebermos que Eva está simbolizando todo o povo de Deus.
O descendente da mulher é o Senhor Jesus. Veja que o texto diz a descendência da serpente e o descendente da mulher. O artigo definido nos mostra um descendente específico da mulher. Foi Jesus que feriu a cabeça da serpente. Foi Ele que nasceu somente da mulher, a Virgem Maria (Is 7:14; Mt 1:23; Gl 4:4). Em Hebreus 2:14 e I João 3:8 vemos que, de fato, Jesus feriu a cabeça da serpente. O Senhor Jesus destruiu aquele que tem o poder da morte, a saber, Satanás. Enquanto o Senhor Jesus destruiu a serpente na cruz, esta feriria o seu calcanhar. Isto significa o Senhor Jesus sofrendo Sua morte, cravado na cruz. Além do mais, um ferimento no calcanhar é simplesmente inofensivo; em três dias ficou totalmente restabelecido. Aleluia!
Quando Adão caiu em pecado, ele e sua esposa se esconderam por entre as árvores do jardim para esperarem o juízo de Deus. Deus havia dito que no dia em que eles comessem da árvore do conhecimento eles morreriam. Adão certamente estava esperando a morte como condenação. Todavia, Deus veio e, antes de mais nada, anunciou boas novas a eles: a mulher teria um descendente que esmagaria a cabeça da serpente. Certamente Adão e Eva se alegraram com as boas novas anunciadas por Deus e creram na palavra do Senhor. Como podemos dizer que Adão creu? Pelo simples fato de ter dado o nome de Eva (que quer dizer vivente) à sua esposa. Ele sabia que ela iria ter o filho anunciado por Deus. Eles não iriam mais morrer, antes viveriam para cumprir o propósito de Deus.
Depois da atitude de fé de Adão vemos uma outra ação de Deus. Deus colocou vestimentas sobre o homem e a sua mulher. Isto significa que Deus os justificou. Ser justificado significa ser coberto pela justiça de Deus, que é o próprio Cristo, não com qualquer coisa feita pelo homem. Gálatas 3:27 diz: “Porque todos quantos fostes batizados para dentro de Cristo, de Cristo vos revestistes”. Portanto, quando o homem crê na palavra de Deus recebe a sua justiça como vestimenta.
Muito embora a Bíblia não diga de que animal foram feitas as vestimentas, é muito provável que tenha sido de cordeiro. Baseamos isto em função de que Abel, mais tarde, ofereceu sacrifício de ovelhas. Certamente ele deve ter aprendido isto do próprio Deus, por ocasião deste evento.


Shilton Assunção
mana.cotidiano@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário