sexta-feira, 4 de junho de 2010

A queda e a redenção do homem. Parte 2.

Graça e paz crentes!!!Vamos à segunda parte do nosso estudo sobre a queda e a redenção do homem.

2 – As Consequências da Queda para o Homem
Quando Deus falou com Adão a respeito da árvore do conhecimento do bem e do mal, no princípio, Ele disse: “no dia em que dela comeres, certamente morrerás”. Entretanto, Adão e Eva continuaram a viver por centenas de anos depois de comerem do fruto. Obviamente isto indica que a morte predita não era física. A morte de Adão começou no seu espírito.
Devemos entender que morte não significa aniquilamento. O espírito do homem não deixou de existir, mas simplesmente perdeu o contato com Deus. Quando alguém morre não deixa de existir, mas nós perdemos o contato com ele. A morte do espírito significa que ele perdeu o contato com Deus.
Na alma do homem, o resultado foi que ela se tornou corrompida e contaminada com os pensamentos da serpente. O homem tornou-se essencialmente um ser da alma, puramente natural e indiferente às coisas do espírito. A alma tornou-se muito desenvolvida e veio a ser o centro do homem. O homem então se tornou egoísta, totalmente voltado para o seu próprio Ego.
Por fim, o corpo também foi atingido. Quando Deus criou o corpo humano, este era completamente puro, mas quando o homem pecou, o veneno da serpente foi injetado nele e o corpo passou a ser o lugar da habitação do pecado. Em Romanos 7 Paulo diz que o pecado estava nos seus membros. O corpo se tornou o que a Bíblia chama de carne. Não devemos ceder a nenhum dos apetites do nosso corpo, antes devemos discipliná-lo até o dia da sua glorificação, pois sabemos que o corpo não se converte e continua o mesmo de antes da nossa conversão.
Estas foram as conseqüências do pecado com relação às três partes do homem; mas podemos ver, também, as conseqüências do pecado em relação a três pessoas: com relação a Deus, a nós mesmos e ao diabo. Com relação a Deus, o homem está separado de Sua comunhão, está debaixo da condenação e deve ser punido com a morte. Com relação a si mesmo, o pecado gerou a culpa e a angústia. Com relação a Satanás, o pecado nos traz acusação e escravidão.
Com a queda, nós nos tornamos essencialmente pecadores. O pecado entrou para dentro da constituição humana. Tornou-se algo como que hereditário, que transmitimos aos nossos filhos. Nós cometemos pecados porque somos pecadores; temos uma natureza pecaminosa. O pecado é o veneno da serpente que foi injetado dentro do homem.

Continua na próxima semana.

Shilton Assunção
mana.cotidiano@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário