sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Série Família!!!!!!!!!


Série Família!!!!!!


Hoje iremos tratar de um assunto muito importante na nossa série família, o isolamento. Bom crescimento.



MARIDOS SOLITÁRIOS, ESPOSAS SOLITÁRIAS

O ISOLAMENTO DE OUTRAS PESSOAS NEM SEMPRE É RUIM. O PRÓPRIO JESUS TINHA O HÁBITO DE ISOLAR-SE REGULARMENTE DAS MULTIDÕES E FICAR A SÓS COM DEUS, DEPOIS DE UM DIA DE TRABALHO EM MEIO ÀS MULTIDÕES. NESSAS OCASIÕES, ELE ORAVA E RENOVAVA SUAS FORÇAS. MAS, EXISTE UMA SOLIDÃO MALÉFICA, CARACTERÍSTICA DA SOCIEDADE EM QUE VIVEMOS. AS PESSOAS PODEM VIVER NUMA MESMA CASA COM MUITAS OUTRAS E AINDA ASSIM VIVER ISOLADAS DELAS. JÁ QUE FOMOS CRIADOS COMO SERES SOCIAIS, VIVER EM ISOLAMENTO GERALMENTE PROVOCA TRISTEZA, DEPRESSÃO, ANGÚSTIA E, EM CASOS EXTREMOS, O SUICÍDIO.

ISOLAMENTO ACONTECE MESMO ENTRE PESSOAS TÃO ÍNTIMAS COMO MARIDO E MULHER. DIVERSAS FORÇAS ATIVAS NA SOCIEDADE MODERNA ESTÃO SEPARANDO MARIDO E MULHER CADA VEZ MAIS PARA LONGE UM DO OUTRO, EM VEZ DE PRODUZIR INTIMIDADE E MUTUALIDADE:

1) NUMA SOCIEDADE TÃO COMPLEXA COMO A EM QUE VIVEMOS, EXPERIÊNCIAS DIFERENTES E SISTEMAS DE VALORES DIFERENTES SEPARAM OS CASAIS. ANTIGAMENTE, AS PESSOAS NASCIAM E CRESCIAM JUNTAS NUM MESMO LUGAR. HOJE, ELAS VÊM DE PASSADOS COMPLETAMENTE DIFERENTES.

2) A SOCIEDADE MODERNA TEM PASSADO A IDÉIA DE QUE O CASAMENTO É UM RELACIONAMENTO NA BASE DE 50/50 (FIFTY-FIFTY). ISSO É, CADA UM DÁ UM POUCO DE SI. MAS ISSO NÃO FUNCIONA NA VERDADE. O PADRÃO CRISTÃO É 100/100. NO CASAMENTO, TEMOS DE NOS DAR INTEIRAMENTE.

3) O EGOÍSMO É PROVAVELMENTE A MAIOR AMEAÇA À UNIDADE DO CASAL. SER EGOÍSTA É BUSCAR REALIZAÇÃO PESSOAL DEIXANDO O CÔNJUGE DE FORA. UMA ILUSÃO BASTANTE COMUM É QUE MARIDO E MULHER PODEM OBTER SUCESSO INDEPENDENTEMENTE UM DO OUTRO E AINDA TER UM CASAMENTO BOM. NA PRÁTICA, QUASE NUNCA ISSO DÁ CERTO.

4) OUTRO FATOR PARA ISOLAMENTO SÃO PROBLEMAS NÃO SUPERADOS. OS PESQUISADORES MOSTRAM QUE CERCA DE 70% DOS CASAIS QUE PASSAM POR EXPERIÊNCIAS TRAUMÁTICAS - COMO PERDER UM FILHO NUM ACIDENTE, OU TER UM FILHO GRAVEMENTE DEFICIENTE - SE SEPARAM OU SE DIVORCIAM.

5) A MÍDIA TEM POPULARIZADO A IDÉIA DE QUE AVENTURAS EXTRAMARITAIS É ALGO NORMAL. O FATO É QUE, NÃO SOMENTE O ADULTÉRIO CONSUMADO, MAS O ADULTÉRIO EMOCIONAL - UMA AMIZADE MUITO ÍNTIMA COM ALGUÉM DO SEXO OPOSTO - PROVOCA A ISOLAÇÃO DOS CÔNJUGES.

6) A PRESSÃO CONTÍNUA DO ESTILO DE VIDA ACELERADO EM QUE VIVEMOS CONTRIBUI PARA QUE CADA VEZ MAIS VIVAMOS ESTILOS DE VIDA SEPARADOS UNS DOS OUTROS.

7) OUTRO FATOR É NOSSO HÁBITO DE ASSISTIR TV. O PROBLEMA É MAIS GRAVE DO QUE A VIOLÊNCIA MOSTRADA NA TELA. MEMBROS DE UMA FAMÍLIA PODEM ESTAR JUNTOS NA MESMA SALA ASSISTINDO TV, E ESTAR PERFEITAMENTE ISOLADOS UNS DOS OUTROS. À MEDIDA QUE NOS ENFIAMOS EM NOSSOS CASULOS, MAIS E MAIS NOS DESCONECTAMOS UNS DOS OUTROS.

A GRANDE MAIORIA DOS MORADORES DAS GRANDES CIDADES - MESMO CRISTÃOS - RARAMENTE CONHECE SEUS VIZINHOS! TODO O MODERNO SISTEMA DE COMUNICAÇÃO PRODUZIDO ATUALMENTE PELA SOCIEDADE TENDE A ELIMINAR CADA VEZ MAIS O CONTATO HUMANO: INTERNET, EMAIL, CHAT, ETC.

O ISOLAMENTO É UMA AMEAÇA SÉRIA MESMO PARA CASAIS CRISTÃOS. ESTES CRISTÃOS PRECISAM PERCEBER QUE SE NÃO TOMAREM AS PROVIDÊNCIAS NECESSÁRIAS E SE NÃO TRATAREM DESSA AMEAÇA JUNTOS, ACABARÃO POR VIVER ISOLADO UNS DOS OUTROS, MESMO DEBAIXO DO MESMO TETO. MUITOS CASAIS CASADOS TÊM SEXO, MAS NÃO AMOR. O ERRO TÍPICO QUE MUITOS CASAIS COMETEM É NÃO ANTECIPAR QUE PROBLEMAS DESSE TIPO PODEM OCORRER COM ELES. E QUANDO OS PROBLEMAS SURGEM, SÃO APANHADOS DESPREVENIDOS.

VIVEMOS NUM MUNDO CHEIO DE PROBLEMAS. A TENTAÇÃO DE MUITOS, DEBAIXO DE PRESSÃO, É ISOLAR-SE, HIBERNAR COMO UM URSO EM SUA CAVERNA NO INVERNO. EMBORA ESSA PAREÇA UMA ALTERNATIVA ATRAENTE, É SOMENTE COM O APOIO DE AMIGOS QUE PODEREMOS SUPORTAR AS MISÉRIAS DESTA VIDA. FIQUEI IMPRESSIONADO COM O QUE ACONTECEU RECENTEMENTE NO JAPÃO, QUANDO TRÊS EMPRESÁRIOS JAPONESES FALIDOS ENFORCARAM-SE JUNTOS NO MESMO QUARTO DE HOTEL. NUMA SOCIEDADE INDIVIDUALISTA COMO A NOSSA, SUICÍDIOS NÃO ACONTECEM ASSIM! MAS SE OS JAPONESES CONSEGUEM SER SOLIDÁRIOS ATÉ NA MORTE, SERÁ QUE NÃO PODEMOS APRENDER, NA VIDA, A COMPARTILHAR NOSSA EXISTÊNCIA E EXPERIÊNCIAS COM OUTROS?

O QUE PODEMOS FAZER, COMO CRISTÃOS, PARA VENCER O ISOLAMENTO?

AQUI VÃO ALGUMAS DICAS:

1) BUSQUE MAIOR INTIMIDADE COM DEUS, PELA LEITURA DA BÍBLIA E PELA ORAÇÃO DIÁRIA. QUANDO NOS APROXIMAMOS DE DEUS, PODEMOS MELHOR NOS APROXIMAR DOS OUTROS.

2) PLANEJE GASTAR TEMPO COM SEU CÔNJUGE FAZENDO COISAS QUE AMBOS APRECIAM.

3) AS VEZES O ISOLAMENTO FOI CAUSADO POR UMA ATITUDE ERRADA SUA, COM A QUAL O SEU CÔNJUGE OFENDEU-SE OU MAGOOU-SE. É PRECISO PEDIR PERDÃO E BUSCAR A RECONCILIAÇÃO.

4) ÀS VEZES QUANDO A SITUAÇÃO JÁ SE TORNOU MUITO COMPLICADA E DIFÍCIL, É PRECISO PROCURAR AJUDA ESPIRITUAL E PSICOLÓGICA. PASTORES E PSICÓLOGOS CRISTÃOS SÃO GERALMENTE TREINADOS PARA OFERECER APOIO E SOLUÇÕES PARA CASOS ASSIM.

NÃO PERMITA QUE O ISOLAMENTO ACABE A ALEGRIA DO SEU CASAMENTO. CASADOS TAMBÉM PODEM SER FELIZES JUNTOS!

LEMBRE-SE:

"VOCÊ E A SUA FAMÍLIA SÃO PROJETOS DE DEUS"

"VOCÊ NASCEU PARA VENCER"

DEUS ABENÇOE VOCÊ, E A TODA A SUA FAMÍLIA.


DC SHILTON ASSUNÇÃO



Nenhum comentário:

Postar um comentário