sexta-feira, 5 de março de 2010

Santidade

“Mas, como é santo Aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.” I Pedro 1:15 e 16

Algumas pessoas dizem que viver em santidade é algo difícil demais, quase que impossível, já que vivemos em um mundo tão corrompido pelo pecado. Entretanto, a Bíblia nos diz o oposto, e mais, nos incentiva a vivermos uma vida santa, assim como o nosso Senhor é Santo, e se a palavra diz, então é porque é possível.

Manter-se irrepreensível, separando-se do pecado, nos mantendo santos em toda nossa maneira de viver, em qualquer lugar, com Jesus sendo digno de qualquer ação e reação sua, sendo exemplo para os outros, crentes ou não, é viver em Santidade. Vida santa, não é sinônimo de fanatismo, religiosidade, mas sim, um entendimento do que somos, temos e podemos em Deus, quando permanecemos firmes no que Ele disse.

Observando o texto de I Timóteo 4:12, vemos: "Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza."


Veja que Paulo ensina a Timóteo a como se manter em santidade, pois a partir do momento que você se torna exemplo, como está descrito, será impossível não viver este estilo de vida, porque ser santo é ser separado do pecado.

Ele começa nos mostrando que ninguém despreze a sua mocidade, inclusive nós mesmos, já que às vezes somos nós que jogamos nossa juventude fora, enquanto a Bíblia diz: "A beleza do jovem está na sua força." (Pv 20:29).

Parece que perdemos a vontade, a força, para nos firmarmos e sermos constantes no que realmente vale a pena, e acabamos agindo de forma que não condiz com o que estamos pregando aos outros, não considerando o que dizemos ter valor para nós.


Uma vida em santidade, além de nos tornar um exemplo para os outros, nos aproxima de Deus, faz com que o busquemos mais, que nos pareçamos mais com o nosso Pai.

Um exemplo disso é quando temos amigos muito próximos, e acabamos por imitar o jeito, a fala, até a maneira de essa pessoa andar.

Com o nosso relacionamento com Deus acontece da mesma forma, quanto mais buscamos andar em santidade, mais nos aproximamos de Deus, porque Ele é Santo, andando com Ele, vamos nos parecer com Ele. E é isso que Cristo espera de nós.

Em Efésios 5:1 diz: “Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados”, isso significa amar ao próximo como Cristo amou, andar como Ele andou aqui na terra, e ser santo como Ele é Santo.

Sabemos e temos estudado nesses dias, que a volta de Cristo está cada vez mais próxima. Estudando Escatologia, vemos que o arrebatamento da igreja está às portas, nada há mais que falte para a igreja se encontrar com Cristo nas nuvens.

Jesus espera por encontrar sua noiva, a igreja, e a igreja esperando por Cristo. Porém, nenhum noivo busca para levar até o altar, uma noiva desarrumada, suja, mal vestida, ele espera encontrar uma noiva linda, perfeita, sem mancha e sem rugas.

Como ser que Cristo vai te encontrar quando Ele vier nos buscar? Ele irá encontrar uma igreja, que entendeu que viver uma vida de santidade é prazeroso, e se mantém firme no que Ele nos ensinou?

Precisamos nos manter santos para a volta de Cristo, e quanto mais entendemos que Ele está voltando, mais buscaremos nos purificar de toda iniqüidade, de toda malícia, e soltarmos tudo que possa nos afastar da consciência da presença de Deus em nós.

Assim, andaremos sempre conscientes, de que em todo e qualquer lugar que formos, estaremos convictos de que os olhos santos de Jesus estão constantemente sobre nós.

Shilton Assunção
mana.cotidiano@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário