sexta-feira, 28 de maio de 2010

Estudo sobre a Queda e a Redenção do homem. Parte 1

Iremos começar hoje um estudo sobre a queda e a redenção do homem.Portanto, preparem-se:

A Queda e a Redenção - Parte 1

INTRODUÇÃO

Muitos têm procurado compreender por meio da filosofia, da psicologia, da antropologia, e por outros ramos de conhecimento, a origem do sentimento de culpa e do pecado.

A Palavra de Deus nos mostra a origem do pecado. O pecado não teve origem em Deus, pois Deus é santo (I Pe 1:16); é luz (I Jo 1:5; Tg 1:17; Jo 8:12) e não pode ser tentado, nem tão pouco tenta quem quer que seja (Tg 1:13). O pecado não teve origem no homem (Gn 1:27,31; Ec 7:29). O pecado já existia quando o homem foi criado. O pecado teve a origem em Satanás (Jo 8:44; I Jo 3:8; Is 14:13-14).

O homem, portanto, se tornou pecador porque o pecado veio à humanidade por meio de um homem e, deste modo, a morte passou a todos os homens (Rm 3:23, 5:12; Gn 3:6-7, 5:3; Jó 25:4; Sl 51:5; Ec 7:20).

Pelo fato de Deus ser santo e justo, o homem, ao pecar, foi afastado de Sua presença. A comunhão que antes existia entre Deus e o homem foi cortada por causa do pecado (Gn 3:8; Is 59:2; Pv 15:29; Jr 5:24-25; I Rs 8:46; Sl 130:3; Sl 53:3; Is 53:6; Mq 7:2; Is 64:6; I Jo 1:8).

O pecado fez o homem ficar debaixo da ira de Deus (Jo 3:36; Ef 5:6; Cl 3:6; Rm 2:5; Is 13:11; Am 3:2), sujeitando-o à morte espiritual (Rm 6:23; Lc 15:24,32; Ef 2:1-2; Mt 8:22) e à morte física (Gn 3:19; Tg 2:26).

Deus, em Sua infinita graça, resolveu enviar, na plenitude dos tempos, Seu Filho Jesus Cristo, para, por meio d’Ele reconciliar consigo o homem, perdoando os seus pecados (Gl 4:4). Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo (II Co 5:19; Rm 5:10-18; Lc 19:10; Cl 1:20; Ef 2:16). Jesus morreu por todos (II Co 5:14-15; Rm 5:8, 8:34, 14:9); desta forma, todos foram perdoados, toda a humanidade indistintamente foi perdoada. A salvação, no entanto, somente é concedida mediante a fé em Jesus Cristo e em Sua graça (Ef 2:8-9; II Tm 1:9; Tt 2:11; Mc 16:16; At 16:31; I Pe 1:5).

1 - A QUEDA DO HOMEM

Satanás tentou Eva com uma serpente, fazendo uma pergunta que invariavelmente punha em dúvida a Palavra de Deus. Se Eva tivesse completamente se submetido ao controle do espírito, rejeitaria a interrogação da serpente. Por tentar responder, ela exercitou a mente em desobediência ao espírito. Sem dúvida que a pergunta de Satanás estava cheia de erros, pois seu motivo principal era simplesmente incitar o esforço mental de Eva e confundi-la. Ele esperou até que Eva o corrigisse, mas, lamentavelmente, ela ousou mudar a Palavra de Deus em sua conversa com Satanás. Consequentemente o inimigo foi encorajado a tentá-la a comer aquele fruto, sugerindo que, ao comer, seus olhos seriam abertos e ela seria como Deus, conhecendo o bem e o mal. Satanás provocou seu pensamento e a alma primeiro e depois avançou para apoderar-se de sua vontade. O resultado foi que ela caiu em pecado.

Satanás sempre usa a necessidade física como o primeiro alvo do ataque. Ele mencionou simplesmente o comer do fruto a Eva, uma coisa totalmente física. Em seguida, ele prosseguiu para seduzir sua alma, insinuando que pela satisfação seus olhos seriam abertos para conhecer o bem e o mal. Não que conhecer o bem e o mal seja errado, mas tal atitude brotou de uma má intenção do coração. A tentação de Satanás alcança primeiro o corpo, depois a alma, e, finalmente, o espírito.
Após ser tentada, foi Eva quem tomou a decisão (Gn 3:1-8). Primeiro: a árvore era boa para se comer. Isto é a cobiça da carne, ou seja, sua carne foi a primeira a ser despertada. Segundo: era agradável aos olhos. Isto nos fala da concupiscência dos olhos. Agora tanto o seu corpo quanto a sua alma haviam sido seduzidos. Terceiro: a árvore era desejável para dar entendimento. Isto é a soberba da vida (I Jo 2:15-17).

A queda do homem foi ocasionada pela busca de conhecimento. É por isso que Deus usa a loucura da cruz para destruir a sabedoria dos sábios. O intelecto foi a causa principal da queda; por isso, para alguém ser salvo, é preciso que creia na loucura da palavra da cruz, em vez de depender de sua inteligência. A árvore do conhecimento provoca a queda do homem, por isso, Deus emprega a árvore da loucura para salvar almas (I Pe 2:24).

O apóstolo Paulo nos diz que Adão não foi enganado, indicando que a mente dele não foi confundida no dia da queda. Quem tinha a mente fraca era Eva (I Tm 2:14). Segundo o registro de Gênesis, está escrito que a mulher disse: “a serpente me enganou e eu comi”. Adão evidentemente não foi enganado, sua mente estava clara e ele sabia que o fruto era da árvore proibida. Pelas palavras de Paulo vemos que Adão pecou deliberadamente. Ele amava mais a Eva do que a si mesmo. Ele fez dela seu ídolo e por amor a ela estava disposto a rebelar-se contra Deus. Vemos que Eva pecou por causa da mente, mas Adão por causa da emoção, ambos pecaram por seguirem o curso da alma.

Continua..........


Shilton Assunção
mana.cotidiano@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário