quinta-feira, 29 de abril de 2010

Preparação.

Esse é um tempo que os jovens precisam valorizar e cuidar de três áreas na sua vida: ministério, trabalho e estudo. Deus não quer a plenitude somente numa área, o sucesso está disponível nas três áreas enquanto não chega a quarta: o casamento.

O jovem que estuda e cumpre suas etapas, com certeza terá mais chances de entrar num país, por causa do diploma em suas mãos. Mesmo que seja um curso técnico.

Essas são coisas que necessitam ser despertadas nos jovens hoje, pois eles são ousados e dispostos, e com as ferramentas certas, terão segurança no seu ministério onde estiverem.

Paulo trabalhava e, mostrava sua independência financeira na palavra como exemplo para nós; Davi foi encontrado trabalhando nos pastos da família; Jesus chamou pescadores, coletor de impostos, Ele os encontrou ocupados trabalhando.

Se você tem oportunidade de estudar, vá em frente, especialize - se, Deus quer usar o seu talento, mais rápido do que você espera e, rápido também você vai estar empregado, e terá a oportunidade de contribuir financeiramente no Reino de Deus, investindo em missões, até chegar a sua vez de cumprir o ide.

Em todo trabalho há proveito,;” (Provérbios 14: 23.a).

O coração sábio procura o conhecimento, mas a boca dos insensatos se apascenta de estultícia”(Provérbios 15: 14).

Associe o útil ao agradável: estude, trabalhe e exerça seu ministério, aonde você estiver, reconciliando o mundo com Cristo, pregando a Palavra de Deus em todo tempo.

Não queime etapas, nem queira apressar as coisas na sua vida, mais na frente poderá ocorrer prejuízos e ter que recomeçar. Então, procure acertar agora e ser um sucesso.

Shilton Assunção

terça-feira, 27 de abril de 2010

A Armadura de Deus



“Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; E calçados os pés na preparação do evangelho da paz; Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos.” (Ef 6 13-18)



Graça e paz amados irmãos!


Na Bíblia vemos a referencia de uma armadura de Deus para podermos vencer as batalhas.


Estudaremos agora o que cada parte simbólica desta armadura representa:

a) CINGINDO OS LOMBOS COM A VERDADE (Ef 6.14): Termos conhecimento e entendimento da Verdade, a Palavra.


b) VESTIDOS COM A COURAÇA DA JUSTIÇA (Ef 6.14): Andarmos em justiça (praticarmos o que já conhecemos e entendemos da Palavra de Deus).


c) CALÇADOS OS PÉS COM A PREPARAÇÃO DO EVANGELHO DA PAZ (Ef 6.15): Estarmos preparados para pregar o Evangelho a todos (2Tm 2.15 e Mc 16.15).


d) TOMAR O ESCUDO DA FÉ (Ef 6.16): É nos defendermos dos ataques do inimigo em nossa mente, meditando no que a Palavra diz (Fp 4.8 e Cl 3.1,2,5).


e) TOMAR O CAPACETE DA SALVAÇÃO (Ef 6.17): É termos convicção da salvação eterna conquistada pelo Senhor Jesus.


f) TOMAR A ESPADA DO ESPÍRITO (Ef 6.17): Enfrentarmos as tentações malignas falando a Palavra com fé (com certeza que é verdade).


g) ORANDO EM ESPÍRITO SEMPRE (Ef 6.18): Para permanecermos com a armadura de Deus precisamos ter uma vida de oração em línguas celestiais (1Co 14.14,15).


Enquanto esteve na Terra, Jesus “utilizou esta armadura” (com exceção da oração em línguas, porque tinha uma alma perfeita e por isso orava com o entendimento perfeitamente, não precisando assim das línguas celestiais) para enfrentar e vencer todas as tentações do diabo (Lc 4.1-13 e Hb 4.14,15).



Raphael Hans

mana.cotidiano@gmail.com

sexta-feira, 23 de abril de 2010

O Homem: Tricotomia - Parte 7

Graça e paz amados irmãos e amigos!

Na sétima parte deste estudo, nós aprenderemos como é e como funciona o espírito e o corpo do homem justo.



SEU ESPÍRITO


O homem é justificado (justo [Rm 3.23,24; 4.25 e 5.1]) porque o seu espírito foi liberto da morte espiritual (a natureza do diabo) e recebeu a natureza de Deus (também chamada de vida de Deus, vida eterna e amor incondicional) em troca (Jo 5.24; Ef 2.1,5; Rm 5.5 e 1Jo 4.8,17).

Observação: Por ter a natureza de Deus em seu espírito, o justo:

É filho de Deus (Jo 1.12,13 e 1Jo 3.1);

Tem o Espírito Santo morando nele (Gl 4.6 e Rm 8.9);

E, se conservar a vida eterna em seu espírito pela sua fidelidade ao Senhor, vai morar com Ele eternamente (Fp 1.21,23; 2Co 5.8; 1Ts 4.15-17 e Ap 22.3-5).


O espírito do justo é a lâmpada do Senhor (Pv 20.27), e isso porque é por meio dele que na maioria das vezes o Espírito Santo ensina, lembra e guia a alma dos filhos de Deus (Rm 8.16).

O Espírito Santo faz isso através:

• De uma confirmação interna, o testemunho interior (At 27.9-11 [segundo este texto, o Apóstolo Paulo “viu” o que iria acontecer porque o Espírito Santo, através do seu espírito, trouxe a ele um testemunho interior]);

• E da voz do espírito do justo, ou seja, através da sua consciência (Rm 9.1).



SEU CORPO


O corpo ou carne do justo ainda tem a natureza do pecado (Mt 26.41 e Rm 8.1-3,10), assim como o corpo do pecador (Ef 2.1-3), e por isso ele “trava uma luta” nele mesmo, onde a sua carne deseja pecar e o seu espírito deseja agradar a Deus (Gl 5.17-21 e 1Co 9.27).

Observação: O justo só deixará de lutar contra os desejos da sua carne ou quando morrer fisicamente ou quando o seu corpo pecaminoso for redimido, transformado em corpo glorificado (1Co 15.51-53 e Fp 3.20,21).


CONTINUA...

Halley Freire
mana.cotidiano@gmail.com

quinta-feira, 22 de abril de 2010

O que você é hoje?

Entendo hoje que a palavra é a verdade absoluta, nela não há resquício de mudança ou variação. A palavra é o Cristo revelado aos nossos corações que veio como cordeiro e foi levado ao matadouro (Isaías 53:7).
Ele nos amou com compaixão ardente, decidiu ser igual a nós, também conseguiu perceber nossas fraquezas e provar para nós que podemos ser melhores, que não somos nem nosso passado, nem nosso presente, tampouco nosso futuro, somos a Eternidade celestial, isso vai muito além de qualquer projeção humana, terrena.
Precisamos desarraigar a imagem inferior de como nos vemos e contemplarmos a visão gloriosa que Deus tem para nós e sobre nós. Afinal, somos filhos do Deus vivo que ressuscita mortos, que abriu o mar vermelho, mas que nos ama e tem uma vida abundante para nós (Jo 10:10). Não sei você, mas cansei de viver a baixo da média, na linha da escassez quando o que Deus tem para mim é os céus revelado na sua palavra, o apóstolo Paulo disse em Romanos 11:33
“Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos!
Esse versículo fala de um Deus que não tem limites que tem coisas maravilhosas pra mim. Não preciso me preocupar em mesmice, em falta de novidade, coisas corriqueiras que as vezes falta entre os grande amigos, entre Deus e nós essas coisas nunca vão faltar.
Precisamos entender que Deus deseja nos revelar as batidas do seu coração. Anunciar por meio do seu Espírito as coisas que estão por vir (Jo 16: 13), gosto desse versículo na versão da bíblia viva “Ele falará a respeito do futuro”
Isso nos dar segurança na nossa caminhada aqui na terra, afinal o Espírito Santo, que é o próprio Deus habitando em nós nos falará a respeito dos últimos dias, mas também sobre o nosso futuro, que será alegre e cheio de paz (PV 23: 18). Sendo assim vale apena conhecermos o Senhor, sua palavra que é sem limites.

Shilton Assunção
mana.cotidiano@gmail.com

sábado, 17 de abril de 2010

O Homem: Tricotomia - Parte 6

Graça e paz amados irmãos e amigos!

Na sexta parte deste estudo nós começaremos a conhecer o homem justo.



HOMEM JUSTO



OUTROS NOMES DADOS A ELE


O justo também é chamado na Palavra de Deus de:

NOVA CRIATURA (2Co 5.17);

FILHO DE DEUS (Gl 3.26 e 1Jo 3.1);

SANTO (1Co 1.1,2 e 1Pe 2.9);

REI (1Pe 2.9);

EMBAIXADOR (2Co 5.20);

SACERDOTE (1Pe 2.9 e Ap 1.5,6);

PROPRIEDADE EXCLUSIVA DE DEUS (1Pe 2.9).

Observação:

Os justos da época da dispensação da Graça também são chamados de membros do Corpo de Cristo ou de Igreja de Deus (1Co 12.27; Ef 1.22,23 e 1Co 1.1,2), pois os judeus e gentios que nascem de novo nesta dispensação se tornam Igreja (Ef 2.11-16 e 1Co 10.32).

Aqueles que se tornarem justos após o arrebatamento, no período da Tribulação e do Milênio, serão chamados de judeus e gentios salvos (Ez 37.21,22; Is 2.1-4; Mt 19.27,28 e Ap 2.26,27 [estas profecias mostram que Jesus reinará com a Sua Igreja no Milênio sobre judeus e gentios, onde os gentios são chamados de nações, pois a palavra hebraica traduzida por nação também pode ser traduzida por gentio; isso nos mostra que no Milênio vai ter justificados dentre judeus, gentios e Igreja]).



SUA ORIGEM


O homem justo surgiu no início do mundo, quando Deus criou Adão e Eva a Sua imagem e semelhança (Sl 7.9 e Gn 1.26,27).

Como já vimos, após o pecado de Adão e Eva, os justificados no espírito deixaram de existir e passaram a ser pecadores (Rm 5.12,19).

O homem justo voltou a existir por causa da morte e ressurreição de Cristo (Rm 4.25; 3.23,24; 5.8,9 e 2Co 5.21).



QUEM ELE É?


É todo aquele que recebeu a Jesus como Senhor e Salvador de sua vida, que nasceu de novo (Rm 4.25; 10.9; 2Co 5.21,17 e Jo 1.11-13).

Observações:

1ª) Nas dispensações e alianças anteriores à morte e ressurreição de Jesus, aqueles que eram obedientes ao Senhor dentro do que conheciam e entendiam Dele eram considerados, vistos como justos por uma questão de comportamento (Gn 6.9; 7.1; 18.23,24; 2Pe 2.7,8; Jó 1.8; Mt 23.35; 1.18,19 e Mc 6.20), mas espiritualmente eles eram pecadores (Rm 3.9).


2ª) Para entendermos melhor como o espírito, alma e corpo do justo operam, nós vamos estudá-los na próxima postagem nesta ordem: 1º o espírito; 2º o corpo e 3º a alma.


CONTINUA...

Halley Freire
mana.cotidiano@gmail.com

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Somos Maiores do que Pensamos


Gostaria de compartilhar com vocês algo que li essa semana na net.

Em unidade, podemos ver quem realmente somos: o Corpo de Cristo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos.

Geralmente, quando olhamos para a “Grande Comissão”, o “Ide”, a ordem de irmos e pregarmos o Evangelho a toda criatura, costumamos fazer sob a ótica humana. Afinal, estamos falando sobre uma tarefa humana.

A tarefa é nossa. Como já estamos cansados de saber e falar, o quanto todos os anjos desejam evangelizar e fazer aquilo que o Senhor nos Deus para desempenhar com muita propriedade. Até aqui nenhuma novidade não é mesmo?

Porém, quando olhamos o tamanho da tarefa a cumprirmos e também as nossas limitações, pensamos inevitavelmente: “talvez esta tarefa não seja assim tão simples, para ser resumida em apenas uma palavra: Ide!”.

Todos que já sentiram esta sensação podem recordar como ela é frustrante. Mas, sabemos com certeza que se desejamos cumprir tamanha tarefa, só temos uma maneira de fazê-la: Pensando grande e tendo uma atitude de fé positiva e consistente.

Isto me faz recordar uma cena a qual observei certo dia: várias formigas que tiveram seu formigueiro alagado. Elas começaram a grudar umas nas outras, formando uma única massa, como se fossem um só, e a água passou por debaixo delas até que se secou e as mesmas puderam voltar à terra seca. Foi muito interessante!

Sabemos que somos vencedores em Cristo, que a unção do Santo permanece em nós e o poder do Senhor nos habilita e nos capacita. Contudo, quando pensamos em evangelizar o mundo, o qual é tão grande, podemos nos sentir como uma formiga, cujos sonhos, chamado e visão estão a ponto de naufragarem diante das impossibilidades.

Entretanto, em meio a isso, existe mais uma certeza da Palavra de Deus, na qual podemos nos agarrar. Ela sempre nos manterá firmes e não nos deixará desistir diante dos obstáculos. È uma certeza que pode amparar todos que são chamados para ir, como também ao que fica e apóia. A certeza é: Nós somos um corpo. E não somos um corpo qualquer, somos o Corpo de Cristo!

Como corpo podemos manter nossa chama acessa, podemos enfrentar as impossibilidades, podemos ficar firmes diante das dificuldades!

“Grude” naqueles que possuem a visão missionária, compartilhe seu coração, orem juntos, promovam momentos de comunhão, repartam o Pão: Falando e crendo juntos, fortalecendo uns aos outros e deixando que o Senhor os oriente sobre qual a melhor maneira de auxiliar uns aos outros nesta Grande Comissão.

Una-se àqueles que já foram enviados, ore por eles, escreva para os mesmos e contribua financeiramente também! Atraia para junto de você mais pessoas, compartilhe esta visão missionária com elas. Permita que a visão da Grande Comissão “grude” nelas também!

Temos que manter uma atitude de fé e nos unirmos para fortalecer a fé uns dos outros. Em unidade, podemos ver quem realmente somos: o Corpo de Cristo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos.


Meditem nisso.


Shilton Assunção
mana.cotidiano@gmail.com

quinta-feira, 15 de abril de 2010

NÃO PODEMOS MAIS ADIAR!!!!!!!!!!


Não há mais tempo a perder. É visível o quanto Deus tem disponibilizado o Seu melhor para a nossa vida hoje. É preciso mudarmos a nossa vã maneira de viver. Tantas vezes andamos de um lado para o outro, desligados e alheios a vida que Deus, em Jesus, conquistou para nós. Chegou o tempo que não é mais o que se vê que determinará o que haveremos de ser, ter e fazer. As preocupações da vida não podem sufocar a Palavra e o poder de Deus disponível para nós.

Com certeza, esse tempo presente não se compara com o tempo que há de vir. Sabendo que este novo tempo, depende de nossas escolhas hoje. O dia de hoje é único, não podemos fazer nada com relação ao passado, mas o futuro depende das escolhas do presente. Podemos viver em pleno potencial agora!

É tempo de rever os nossos próprios conceitos à luz da Palavra de Deus, talvez temos considerado o que não é tão importante, não atribuindo valor ao que realmente importa. A decisão de vivermos com intensidade cada momento hoje está sobre nós, vivendo de modo digno do Senhor, cheios de alegria, com a motivação correta em nosso coração.

Para vivermos a vida da melhor forma, é preciso enxergar através dos olhos da fé, visualizando a si mesmo em níveis mais elevados, idealizando o que queremos e acreditando que é possível, o que mantermos diante dos nossos olhos é o que nos afetará, por isso a importância de termos uma boa visão.

As coisas que podemos ter, não se comparam ao que nós podemos ser, de fato, em Cristo, já somos, mas precisamos exteriorizar, buscando mudanças em áreas que muitas vezes escondemos de nós mesmos. Ser é muito mais importante do que ter. Ás vezes, queremos as coisas certas com a intenção errada, mas é possível alinhar a intenção e obter a coisa certa.

Nunca ter medo de ser feliz, sonhar e acreditar que em Deus nós podemos todas as coisas, é possível viver o que nunca vivemos e ter o que nunca tivemos. Não podemos nos acomodar. Devemos desejar ser e fazer mais, pois em Deus somos capacitados, habilitados em todas as coisas. Ele tem nos chamado para viver a abundância da Sua graça e a ter mais do que suficiente. Porque tudo o que teremos estará diretamente relacionado ao que acreditamos e esperamos, em Deus não há limites. Os sonhos dEle para a nossa vida são muito maiores do que possamos imaginar.

Estando no lugar certo, na hora certa e mantendo uma vida cheia do Espírito, vai nos manter no caminho e entender o tempo e o modo para cada fase da nossa vida.

Acredite, os nossos melhores dias estão diante de nós.

Shilton Assunção
mana.cotidiano@gmail.com

O Medo


O medo é algo que perturba os seres humanos desde gerações remotas, levam o mundo a andar de forma abatida e depressiva.

Porém ao receber Jesus algo novo acontece em nosso espírito, ele passa a ser perfeito, pois te a natureza de Deus. Então, porque muitos filhos de Deus ainda estão presos nas correntes do medo? Pelo simples fato de que op nosso espírito está perfeito, mas a nossa alma precisa ser renovada, afim de retirar as informações velhas substituindo pelas novas. Não se movendo ao sistema do mundo, mas sendo transformados pela renovação das nossas mentes (Rm 12:2).

Precisamos entender algo, podemos aprender a expulsar o diabo, exigir que ele saia do nosso caminho, mas se o medo ainda habitar em nosso coração mais cedo ou mais tarde assumiremos a posição de derrota diante de Satanás, fiando presos a suas astutas ciladas.

No entanto Jesus nos chama a uma vida livre do medo, da ansiedade e de todo o reino de Satanas que governa a humanidade.O Fracasso, o medo, a covardia são coisas do passado. As doenças não podem mais nos dominar, grande é a libertação que Jesus nos trouxe mediante o sacrifício da cruz.

Versiculos para meditar sobre este assunto:

Is 41:10

Lc 10:19

Jo 8:32

Pv 23:7

Rm 12:2


Fiquem na paz de Deus!


Rejane Matos

mana.cotidiano@gmail.com

quarta-feira, 14 de abril de 2010

JESUS, SUA VIDA E SUA OBRA


"Aquele que diz que está em Cristo, deve andar como Ele andou", como andaremos como Jesus andou, se não soubermos como foi a vida e a obra de Jesus?

"Eu sou o caminho , a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim", João 14:6, Jesus é o único que nos leva ao Pai. Por isso devemos conhecê-lo e saber o que ele fez por nós. Esta proclamação que o evangelho faz da pessoa de Jesus, visa trazer fé aos nossos corações.

Jesus não disse que veio trazer uma verdade. Ele disse "Eu sou a verdade..." Jesus não veio trazer simplesmente uma religião, nem uma filosofia, nem um conjunto de regras como código de conduta. Jesus veio trazer Ele mesmo. Ele é a ressurreição e a vida. Para receber esta vida temos que conhecê-lo devemos saber quem Ele é, de onde veio, o que Ele falou, o que Ele fez, onde Ele está, etc.


1) Jesus Existia Antes de Todas as Coisas

"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez." Jo 1:1-3

Muitos pensam que Jesus é um ser que nasceu em Belém da Judéia. Mas isso não é verdade. Todos nós começamos a nossa vida quando somos gerados no ventre de nossas mães, antes não existíamos. Mas não foi assim com Jesus. Ele existia muito antes de nascer em Belém. Não como homem, mas como o Verbo de Deus. O Verbo nunca foi criado, Ele era Deus e sempre existiu. Foi ele quem criou todas as coisas.

Cl 1:15-17
"O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; porque nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele. Ele é antes de todas as coisas, e nele subsistem todas as coisas."

Grandioso é Jesus !

( Hb 1:1-3 )

1 ¶ Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho,
2 A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo.
3 O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas;

Jucilene Ferro.

mana.cotidiano@gmail.com

sexta-feira, 9 de abril de 2010

O Homem: Tricotomia - Parte 5

Graça e paz amados irmãos e amigos!

Na quinta parte do estudo sobre o homem vamos continuar o homem pecador, descobrindo como parte do seu ser atua.


SEU ESPÍRITO


O espírito do pecador está morto, ou seja, tem a morte (a natureza do diabo) e está separado do Espírito Santo (Rm 5.12; Mt 8.21,22 e Ef 2.1).

Observações:

1ª) Uma pessoa é pecadora porque está morta espiritualmente e não porque peca (Rm 5.12,19).


2ª) Por ter a natureza maligna em seu espírito, o pecador é filho do diabo e vai para o inferno se morrer nesta condição (sem ter nascido de novo [Jo 8.44; Mt 25.41 e Ap 20.11-15]).

3ª) Além da morte espiritual, também existem outros dois tipos de morte:

MORTE FÍSICA = Separação entre o homem interior (espírito e alma) e o homem exterior (corpo [Ec 12.7 e Tg 2.26]).

SEGUNDA MORTE ou MORTE ETERNA = Separação eterna do homem para com Deus, aonde este irá para a Geena, o lago de fogo (Ap 20.14,15).



SUA ALMA


Na alma do pecador há qualidades e defeitos, porque depois da queda o homem passou a conhecer o bem e o mal (Gn 3.22), sendo por isso que mesmo os ímpios também fazem coisas boas, uns mais outros menos (1Jo 3.12).

A sua alma não consegue compreender e aceitar a Palavra de Deus, com exceção do plano da salvação (1Co 2.14 e Jo 16.7,8), pois o pecador não tem o Espírito Santo em seu espírito e a Palavra só pode ser entendida com o ensino Dele (Rm 8.9 e Jo 14.26).



SEU CORPO


A natureza do pecado está no corpo do pecador, assim como está também em seu espírito (Ef 2.1-3).

Por ter esta natureza, esse corpo está sujeito a doenças, envelhecimento e morte (Gn 3.19).


CONTINUA...

Halley Freire
mana.cotidiano@gmail.com

quarta-feira, 7 de abril de 2010

NÃO DESPREZE OS PEQUENOS COMEÇOS

Todos nós admiramos as grandes coisas. Grandes pessoas, grandes monumentos, grandes ministérios... Tudo o que é grandioso nos fascina e admira. Até temos um “jargão evangélico” na ponta da língua que diz que “tudo que Deus faz é grande, porque ele é grande”. De fato, isto é uma realidade.

Entretanto, devemos compreender que nem sempre as obras grandiosas do Senhor começam do tamanho que as vemos.

O Deus da grande árvore é o mesmo Deus da pequenina semente. Aquele que gerou o grande homem é o mesmo que criou o embrião. Os grandes rios, têm ínfimas nascentes e, no entanto, tornam-se caudalosos no seu curso final.

Praticamente tudo que é grande, começou pequeno.

A palavra de Deus diz que:”porquanto o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre nós...Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas.” (Romanos 1.19-20)

A natureza nos revela Deus e seu caráter, e podemos extrair dela, princípios espirituais que nos esclarecerão a verdade sobre a nossa vida.

Uma dessas verdades é que a ordem natural das coisas, é que elas comecem pequenas e se desenvolvem de modo que se tornem grandes e fortes! Desde que o Espírito me falou sobre isso, costumo chamar de “princípio dos pequenos começos”.

“Pois quem despreza o dia dos humildes começos, esse alegrar-se-á vendo o prumo na mão de Zorobabel.” (Zacarias 4.10)

A Bíblia diz que não devemos desprezar os pequenos começos! Na verdade, nesta passagem Deus fala por meio do profeta, que aquele que despreza o dia dos pequenos começos, não tem idéia do que eles podem resultar! Zorobabel estava construindo uma casa e o povo estava vendo apenas os alicerces, mas o Senhor via o edifício pronto, terminado e por isso dizia: “eles se alegrarão quando virem o que eu estou vendo!”. Aleluia, Deus é um visionário!

Muitos de nós estamos desprezando o poder que há nos pequenos começos, mas não há nenhuma edificação que possa ser erguida sem alicerces. Não há nenhuma planta que não tenha sido uma semente. Nem nenhum homem que não tenha sido um embrião...

Toda edificação acaba sendo um amontoado de coisas que vão sendo acrescentadas ao seu “esqueleto”, pouco a pouco. O homem, é “apenas” a união de duas pequeninas células que se unem e se multiplicam quando alimentadas pelo útero materno. Assim também, a semente carrega o “poder” de se tornar uma árvore, e só precisa ser regada com água e receber a influência da luz para crescer e se tornar uma frondosa árvore.

Assim também é a nossa vida espiritual. Nascemos de novo e recebemos, dentro de nós, o potencial para sermos grandes, imensos na verdade. Deus nos vê grandes, assim como nosso ministério e tudo quanto nos propomos a fazer. Só que precisamos compreender a nossa parte nesse processo e desenvolver aquilo que ele já nos deu, acrescentando o “material” certo, na ordem correta, sem pular etapas.

Não podemos ficar enganados de que, ao pular etapas, não haverá prejuízo, isso é um engano. Já pensou, se você fosse um empresário, com uma pequena loja e te dessem uma rede de supermercados para administrar? Seria quase impossível fazê-lo, pois você não possuiria a estrutura necessária para tal. Você provavelmente não saberia nem por onde começar!

No entanto, quando nos desenvolvendo pouco a pouco, vamos sendo acrescentados e edificados, vencendo cada dificuldade e sendo fortalecidos para a próxima. Glória a Deus por isso!

Todo o agir do Pai é cheio de sabedoria, e ele nos criou para progredirmos de glória em glória, cada dia um pouco mais. Só assim também valorizamos o que temos. Quando usarmos o que já possuímos, honrando a confiança que ele depositou em nós, ele nos acrescentará e nos tornaremos cada dia maiores e mais fortes, pois grandes são os planos de Deus e nós somos um deles!

Não despreze o pouco que Deus está confiando em suas mãos neste momento. Existe poder aí pra gerar algo grandioso, você só precisa desenvolver isso, seguindo a ordem correta, guiado pelo Espírito com perseverança, pois muitos se alegrarão quando, tendo desprezado o seu “pequeno começo” virem a grande obra que Deus está fazendo.

Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito. Provérbios 4.18



domingo, 4 de abril de 2010

O Homem: Tricotomia - Parte 4

Graça e paz amados irmãos e amigos!

Na quarta parte deste estudo começaremos a conhecer o homem pecador.



HOMEM PECADOR



OUTROS NOMES DADOS A ELE


A Palavra do Senhor também o chama de:

INJUSTO (1Pe 3.18);

ÍMPIO (Rm 5.6);

FILHO DO DIABO (1Jo 3.10 e Jo 8.44);

HOMEM NATURAL (1Co 2.14).

Observação: Existem várias dispensações.

Na dispensação atual (Graça ou Era da Igreja) os pecadores são formados de todos os judeus e gentios (Rm 3.9,10).

JUDEUS ou ISRAEL: É o povo descendente de Abraão, povo este que foi prometido por Deus a ele (Gn 12.1,2).

GENTIOS: São todos aqueles que não são judeus nem são da Igreja.



SUA ORIGEM


Este tipo de homem surgiu por causa do pecado de Adão e Eva e logo após isso acontecer, pois eles se tornaram os primeiros pecadores (Rm 5.19).



QUEM ELE É?


É todo aquele que já tem consciência do bem e do mal e não recebeu a Jesus como Salvador e Senhor de sua vida, não nasceu de novo (Rm 7.9-11; 3.9-26 e 5.8-12,19).


CONTINUA...

Halley Freire
mana.cotidiano@gmail.com

sexta-feira, 2 de abril de 2010

PARA MEDITAR NESSE FERIADO!!!!!!!!!

Ninguém nasce com o dom de murmurador. Não! Uma vez inseridos na nova vida, portadores do Espírito Santo, decidimos o que queremos ser. Cada ser humano escreve a sua própria história. Cada homem na face da Terra decide onde quer chegar e que tipo de vida vai viver. Não podemos culpar nossos pais pelos nossos erros e insucessos. A chave que abre as portas do futuro está em nossas próprias mãos. O que o futuro vai liberar para nós depende do que estamos armazenando hoje.

A Bíblia é um manual que nos instrui a viver com grandeza, sobriedade e equilíbrio. Na palavra de Deus temos instruções claras para o desenvolvimento do espírito, da alma e do corpo. Há mandamentos claros sobre o que fazer e o que não fazer. As bênçãos advindas da obediência são gloriosas, mas as consequências da desobediência são desastrosas.

O problema é que sempre queremos dar um “jeitinho” nas coisas, para adequar a palavra de Deus à nossa maneira de pensar. A verdade é que o homem criou Deus à sua própria imagem”. Comumente, nós criamos o deus que desejamos.

Deus é enfático em Suas afirmações. O “não” de Deus, não significa “talvez”. Se Deus diz: “Não dirás falso testemunho contra o teu próximo” (Êx 20:16), é de bom obedecer. “Os mandamentos do Senhor foram dados ao homem para serem observados à risca” (Sl 119:4).

A Bíblia é uma bússola que nos mostra o caminho. É impossível, mental e socialmente, escravizar um povo que lê a Bíblia. Ela é a revelação que renova o homem, ilumina sua mente, e cria seus desejos para viver uma vida plena e vitoriosa.

Há uma coletânea de mandamentos nas escrituras que orienta sobre o nosso assunto. Por exemplo: “Irmãos, não faleis mal uns dos outros...” (Tg 4:11). “De uma só boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não é conveniente que estas coisas sejam assim” (Tg 3:10). “Não julgueis a aparência...” (Jo 7:24).

Bem, há uma infinidade de texto bíblicos que servem de freio às nossas atitudes erradas. Mesmo que tenhamos algumas tendências erradas pelo tipo de criação que tivemos em casa, depois de conhecer a Deus e a Sua vontade, somos instruídos a buscar direção e luz para o nosso viver, junto a esse manancial de sabedoria que temos à mão – as Escrituras Sagradas.

A Palavra de Deus santifica, corrige e instrui a raça humana, como um todo. Deus não muda de opinião todo dia. O que era pecado na velha dispensação, continua sendo pecado hoje. Muitos foram condenados por causa da idolatria, da rebelião, do desrespeito à autoridade e, sobretudo, por murmurações. Ninguém foi poupado. Os que hoje praticam tais coisas, ficaram impunes? Não. A murmuração impede o cumprimento das promessas de Deus em nossas vidas (Nm 14:26-28) e está claro também que o Senhor não permanece na vida dos murmuradores. Quando nos levantamos para criticar, julgar ou condenar, o Espírito Santo se afasta.

Ninguém nasce ladrão. Nascemos com tendências pecaminosas, mas Deus, na Sua infinita misericórdia, coloca às nossas mãos o remédio para as moléstias do corpo e da alma. Aos murmuradores segue uma reprimenda bíblica: “Não murmureis, como os vossos pais murmuraram e todos eles pereceram pelo destruidor” (I Co 10:10).

Ninguém nasce murmurando, pelas palmadas que recebe da enfermeira, ao sair da madre. Depois de analisar e meditar sobre o assunto; cheguei à conclusão de que alguém se torna murmurador pelos seguintes motivos:

1 - Pela discórdia. A discórdia é uma manifestação da carne. “As obras da carne são manifestas, as quais são: prostituição, impureza, lascívia, discórdia, dissensões...” (Gl 5:19-20). Um renomado escritor disse: “A discórdia quebra o jejum com a abundância; almoça com a pobreza; janta com a miséria; e dorme com a morte”.

2 – Pela insatisfação. O diabo é perito em disseminar idéia de insatisfação no meio do povo de Deus. Se o líder é eletrizante, deveria ser mais sossegado; se é quieto, deveria ser mais ativo. Em todos os lugares há pessoas insatisfeitas e elas acabam se colocando a serviço de espíritos malignos, cuja atividade maior é promover a fragmentação do Corpo de Cristo. O órgão usado pelos insatisfeitos é a língua, e é por ai que surgem os murmuradores. A insatisfação é uma cunha que emperra o desenvolvimento da obra de Deus. Não é à toa que dizem por aí que o primeiro parafuso que fica frouxo na cabeça dos insatisfeitos é o que controla a língua.

3 – Pelo uso inadequado da língua. Este órgão do corpo pode ser motivo de grande edificação para o povo de Deus e um instrumento permanente de louvor, mas muitas vezes satanás toca desafinadas melodias em suas teclas.

Com que finalidade usamos a nossa língua? Para abençoar ou para amaldiçoar? Está escrito: “A morte e a vida estão no poder da língua” (Pv 18:21).

Vamos tratar aqui esses dias sobre a sua visão de vida, esse é o primeiro capítulo.

Shilton Assunção
mana.cotidiano@gmail.com